A Selecção Nacional Sub-20 feminina de futebol fez jus ao favoritismo, ao vencer, ontem, a congénere de eSwatini, por 4-2, em partida disputada no Estádio Hage Geingob, referente à primeira jornada do Grupo B da Taça COSAFA, em curso na Namíbia.

Sem experiência em competições internacionais, a equipa angolana, orientada por José Trindade, entrou nervosa, apesar de se apresentar tecnicamente melhor que eSwatini. O frio registado neste mo- mento em Windhoek influenciou negativamente o comportamento das atletas, que optavam por fazer remates à longa distância e sem direcção.
Bem estruturada fisicamente, a adversária aproveitou para se impor à Selecção Nacional, que foi obrigada a defender próximo da baliza. Fruto da pressão exercida, eSwatini chegou ao primeiro golo, por intermédio de Sethabile Dlamini, aos 41 minutos, na cobrança de um livre directo, à entrada da grande área, resultado da primeira parte do jogo.
Mas o intervalo fez bem às jogadoras angolanas, regressadas dos balneários completamente mudadas para melhor. Numa jogada rápida, Glória Araújo foi travada em falta na grande área e, chamada a cobrar o penálti, Sandra Correia repôs a igualdade.
Já em posição dominante, Angola não tardou a chegar ao segundo golo, por Maria Vieira “Meury”, a corresponder a um cruzamento de Elizandra, que bateu de forma inapelável a guarda-redes Lindokuhle Mbuyisa.
Vieira, a mais irrequieta e dona de um bom domínio de bola, protagonizou a melhor jogada da partida, ao passar pela defesa de eSwatini e rematar forte para fundo da baliza, deixando todos incrédulos com o 3-1, enquanto adversário parecia sem solução.
Porém, numa jogada aparentemente inofensiva, a defesa central Marcelina Kizomba puxou uma adversária na grande área, dando lugar a outro penálti, convertido por Nozenzo Gama. Angola não estava disposta a tirar o pé do acelerador. Glória Araújo fez o 4-2 final, numa estreia de encher os olhos.
Maria Vieira melhor atleta da partida
Com os dois golos apontados, Maria Vieira foi eleita a melhor jogadora do jogo. Forte no um contra um, fez o que quis da defesa adversaria. Os tentos apontados devem, a princípio, ficar em destaque, de momento, na lista das artilheiras da Taça COSAFA.
Masculinos procuram lugar nas meias-finais
Por seu lado, a Selecção Nacional Sub-20 masculina de futebol defronta, hoje, às 11h00, a similar do Malawi, num jogo crucial referente à segunda jornada do Grupo A da Taça COSAFA, inserida nos Jogos da SADC. Uma vitória garante a qualificação para as meias-finais da competição regional.
Embora sem grande conhecimento do adversário, a equipa nacional parte confiante, fruto do trabalho desenvolvido ao longo de um mês. A vitória conseguida na primeira jornada, diante da selecção anfitriã, eleva a disposição do grupo às ordens de Kito Ribeiro, que almeja garantir já um lugar na próxima fase.
Depois da estreia, o seleccionador nacional mostrou-se algo desiludido com o desempenho da equipa, apesar de ter conquistado os três pontos. Prometeu uma equipa diferente frente ao Malawi.
“Não estivemos bem no jogo, muito por culpa da ansiedade. Valeu mais pelo resultado do que pela exibição. Ainda temos trabalho por fazer e vamos, no próximo jogo, tentar melhorar a nossa prestação”, salientou.
Na primeira jornada, o Malawi venceu o Zimbabwe, por 2-1. Nesta altura lidera o Grupo A, com três pontos, seguido por Angola com o mesmo número de pontos.
José Trindade
“Foi um bom jogo”
No final, o seleccionador nacional sub 20 feminino de futebol, José Trindade, exteriorizou a satisfação pelo sucesso alcançado na estreia, apesar dos condicionalismos resultantes da falta de experiência internacional.
“Foi um bom jogo. No primeiro tempo, as nossas meninas estavam um pouco apáticas, por causa do clima, mas, ainda assim, conseguiram desdobrar-se bem. Sofremos o golo, mas as meninas levantaram a cabeça e conseguiram reagir. Tivemos um meio-campo bom, pois, conseguiu defender as tentativas do adversário. Na segunda parte, fizemos algumas progressões que nos levaram a marcar os quatro golos. Ganhámos, porém, vamos continuar a trabalhar, sabendo que vêm aí jogos difíceis e temos de estar preparados para nos defendermos dos adversários.”
0 Comentários